sábado, 22 de junho de 2019

O problema religioso. Montaigne.

"Em consequência, o problema religioso restringe-se tão-somente à esfera do humano. Trata-se de decidir se, no conjunto das coisas e no curso da vida, existiria um tipo de finalidade que autorize o homem a considerar-se o centro de interesse para um poder sobre-humano. O problema religioso remete assim ao problema do orgulho." ~ Les Essais, de Montaigne. 

quarta-feira, 13 de março de 2019

Cheiro dos livros antigos

CURIOSIDADES:

Você sabe porque o cheiro dos livros antigos atraem tanta gente??

Por causa da Lignino que os livros tem aquele cheiro maravilhoso de baunilha.

A lignina, é uma substância que impede que todas as árvores se curvem, é um polímero feito de unidades que são proximamente relacionadas à vanilina. Quando transformada em papel e conservada por anos, ela cheira bem. E essa é a maneira como a Divina Providência organizou as coisas para que os donos de sebos possam ter cheiro de baunilha, subliminarmente dando uma fome de conhecimento em todos nós

Curioso não é mesmo?


domingo, 20 de janeiro de 2019

Les français s'intéressent à leur langue. Mais souvent l'intérêt qu'ils lui portent ne dépasse pas le souci de la correction. C'est là une vue quasi-juridique des choses. / Les mots son en effet le reflet de l'évolution de moeurs et des idées. Mais ils ont aussi leur propre destin. Ils ont un corps phonique: les sons qui les composent peuvent agir sur leur sens. ('Les mots français dans l'histoire et dans la vie'. Georges Gougenheim. Paris.)